MODELOS DE TRATAMENTOS DAS DISFUNÇÕES SEXUAIS SEGUNDO A TCC
- Roze Vasconcelos

- 6 de jun. de 2019
- 2 min de leitura

Não existem modelos definidos para tratar disfunções sexuais. Uma vez que existem vários tipos de personalidades, e natural também existir diferentes abordagens e métodos terapêuticos para o tratamento das disfunções sexuais.
Dividindo um pouco da minha experiência com vocês eu já passei por algumas abordagens, técnicas e linhas diferentes ate fazer minha ESPECIALIZACAO EM TERAPIA COGNITIVA.
A Historia da terapia sexual e recente. Suas bases empíricas encontram-se em trabalhos publicados a partir do final dos anos 40. Nos estudos de KINSEY e seus colaboradores que estudaram o comportamento sexual do homem e da mulher, MASTERS E JOHNSON, que descreveu a resposta sexual humana de um ponto de vista fisiológico, com base em estudos observacionais.
Depois KAPLAN numa terceira fase que veio agregar ainda mais com a descoberta do desejo que se refere aos componentes afetivos que impulsionam o individuo a se engajar em uma atividade sexual.
A partir dessas descobertas e as anteriores, a resposta sexual, desde então, tem sido dividida em 3 fases: desejo, excitação e orgasmo.
As dificuldades sexuais são fatores que não implicam necessariamente na falha de desempenho, mas refletem uma insatisfação sexual e podem eventualmente levar a algum tipo de disfunções.
As propostas terapêuticas são estruturadas a partir das hipóteses diagnosticas e levantadas pelo terapeuta sexual.
E superimportante dizer que o tratamento sexual humano tem uma natureza reciproca, o que torna a questão mais complexa.
Os problemas de relacionamentos ou conjugais são importantes desencadeadores das disfunções sexuais.
Muito tem sido escrito sobra a influencia dos pensamentos, das atitudes e das crenças sobre o comportamento sexual, especialmente sobre a influencia das cognições desadaptadas no desenvolvimento e na manutenção das disfunções sexuais.
O grande objetivo, na verdade e o grande desafio da terapia sexual e ajudar o paciente a questionar e flexibilizar internamente essas regras externas, permitindo-o a se conhecer e descobrir o que e adequado e satisfatório para si, juntamente com seu/sua parceira.
Baseado nessa complexidade que e estudar e tratar as disfunções sexuais e tendo em vista que a maioria dos profissionais de saúde não se sente confortável em investigar aspectos da sexualidade de seus pacientes que procuramos dar a esses profissionais embasamentos teóricos (MODELOS DE TRATAMENTO DAS DISFUNCOES SEXUAIS SEGUNDO ENFOQUE DA TCC), ferramentas e instrumental necessário para desempenhar seu papel de terapeuta sexual com ética e proficiência.
Tratar dificuldades sexuais e sentir-se seguro como psicoterapeuta e o diferencial para o profissional que se propõe a atender essa demanda de forma eficaz e adequada.
Quer saber mais?
Vem participar do nosso próximo encontro!


Comentários